Espaço de excelência e crítica para o desenvolvimento de sua prática artística.


Inspirado no termo muito utilizado em diversos países da América do Sul, “clínica”, denomina um acompanhamento de um grupo de artistas por um período mais longo, com encontros constantes, para que se possa acompanhar mais de perto, e com mais precisão, a produção e o desenvolvimento do processo do artista.

Espaço de excelência e crítica para o desenvolvimento de sua prática artística.


Inspirado no termo muito utilizado em diversos países da América do Sul, “clínica”, denomina um acompanhamento de um grupo de artistas por um período mais longo, com encontros constantes, para que se possa acompanhar mais de perto, e com mais precisão, a produção e o desenvolvimento do processo do artista.
ENTRAR NA LISTA

Conheça alguns curadores

Conheça alguns curadores

Rejane Cintrão

Rejane Cintrão

Com mais de 40 anos de experiência em arte contemporânea, é mestre em História da Arte pela ECA-USP e licenciada em Artes Plásticas pela FAAP-SP. Atuou em importantes instituições como o MAC-USP, MAM-SP e o Instituto Figueiredo Ferraz, além de ter sido curadora de diversas exposições, incluindo na Torre Santander. Autora do livro Algumas Exposições Exemplares, também idealizou a plataforma Novos Curadores e curou mostras no Hospital Edmundo Vasconcelos.

Com mais de 40 anos de experiência em arte contemporânea, é mestre em História da Arte pela ECA-USP e licenciada em Artes Plásticas pela FAAP-SP. Atuou em importantes instituições como o MAC-USP, MAM-SP e o Instituto Figueiredo Ferraz, além de ter sido curadora de diversas exposições, incluindo na Torre Santander. Autora do livro Algumas Exposições Exemplares, também idealizou a plataforma Novos Curadores e curou mostras no Hospital Edmundo Vasconcelos.

Daniela Bousso

Daniela Bousso

Possui pós-doutorado em Teoria, Crítica e Artes Visuais pela UNESP e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi diretora do Paço das Artes e do MIS-SP, curadora de mais de 200 exposições e criadora do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Dedica-se à docência, curadoria e gestão de acervos, além de colaborar com revistas de arte e conselhos institucionais.





Possui pós-doutorado em Teoria, Crítica e Artes Visuais pela UNESP e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi diretora do Paço das Artes e do MIS-SP, curadora de mais de 200 exposições e criadora do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Dedica-se à docência, curadoria e gestão de acervos, além de colaborar com revistas de arte e conselhos institucionais.





Priscila Arantes

Priscila Arantes

É crítica de arte, curadora e pesquisadora nas áreas de curadoria, museu e estética contemporânea, com formação em Filosofia pela USP e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou pós-doutorado em estética e arte em meios tecnológicos pela Unicamp e Penn State University. Foi diretora adjunta do MIS-SP (2007-2011) e, desde 2007, é diretora técnica e curadora do Paço das Artes.


É crítica de arte, curadora e pesquisadora nas áreas de curadoria, museu e estética contemporânea, com formação em Filosofia pela USP e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou pós-doutorado em estética e arte em meios tecnológicos pela Unicamp e Penn State University. Foi diretora adjunta do MIS-SP (2007-2011) e, desde 2007, é diretora técnica e curadora do Paço das Artes.


Elias Muradi

Elias Muradi

Artista visual e professor, Elias Muradi é integrante do Setor Cultural da Fundação Mokiti Okada e gestor da Galeria Gare – Espaço independente de Arte. Atuou nas edições Programa de exposições no Solo Sagrado de Guarapiranga / Fundação Mokiti Okada e nas exposições do acervo da Instituição em sua Sede em São Paulo. Participou da comissão julgadora no 45° Salão Luiz Sacilotto; 14° Salão dos Artistas sem Galeria. Na Galeria Gare, mantém constante diálogo com curadores e artistas para a formulação das exposições e atividades complementares.


Artista visual e professor, Elias Muradi é integrante do Setor Cultural da Fundação Mokiti Okada e gestor da Galeria Gare – Espaço independente de Arte. Atuou nas edições Programa de exposições no Solo Sagrado de Guarapiranga / Fundação Mokiti Okada e nas exposições do acervo da Instituição em sua Sede em São Paulo. Participou da comissão julgadora no 45° Salão Luiz Sacilotto; 14° Salão dos Artistas sem Galeria. Na Galeria Gare, mantém constante diálogo com curadores e artistas para a formulação das exposições e atividades complementares.


Julia Flamingo (Bigorna)

Julia Flamingo (Bigorna)

É jornalista de arte, curadora e pesquisadora especializada em comunicação e linguagem sobre a arte contemporânea. Ao lado de sua irmã Sofia Saleme, é fundadora do Bigorna, plataforma de cursos e produção de conteúdo digital que aproximam públicos da arte contemporânea. Escreve sobre arte digital para o 100 Collectors, colabora com a revista Umbigo e é curadora do grupo português Cultural Affairs. É formada em jornalismo pela Universidade Mackenzie e em história pela PUC-SP. Tem mestrado em Estudos Culturais na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.


É jornalista de arte, curadora e pesquisadora especializada em comunicação e linguagem sobre a arte contemporânea. Ao lado de sua irmã Sofia Saleme, é fundadora do Bigorna, plataforma de cursos e produção de conteúdo digital que aproximam públicos da arte contemporânea. Escreve sobre arte digital para o 100 Collectors, colabora com a revista Umbigo e é curadora do grupo português Cultural Affairs. É formada em jornalismo pela Universidade Mackenzie e em história pela PUC-SP. Tem mestrado em Estudos Culturais na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.


TURMAS

TURMAS

Teremos dois formatos do programa Clínica nesta edição, podendo escolher aquele que melhor se adapta à sua realidade para realizar a inscrição e dar o próximo passo na sua carreira:

Teremos dois formatos do programa Clínica nesta edição, podendo escolher aquele que melhor se adapta à sua realidade para realizar a inscrição e dar o próximo passo na sua carreira:

On-line

On-line


Encontros ao vivo podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Para quem preza pela praticidade e acessibilidade do formato online de interação.


Encontros ao vivo podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Para quem preza pela praticidade e acessibilidade do formato online de interação.

Presencial

Presencial

Encontros na Galeria Tato e nos ateliês dos participantes (em São Paulo). Este formato preza pela disponibilidade de cada artista, sendo parte essencial dos encontros o circuito interno de ateliês - com a presença do curador e artistas do grupo em cada visita.

Encontros na Galeria Tato e nos ateliês dos participantes (em São Paulo). Este formato preza pela disponibilidade de cada artista, sendo parte essencial dos encontros o circuito interno de ateliês - com a presença do curador e artistas do grupo em cada visita.



Clínica (clinique)

"A Clínica responde, assim, não a uma descoberta do valor da observação e ao fortalecimento da objetividade, mas a uma reestruturação das formas do ver e do falar."

Edgar Castro, Vocabulário de Foucault - Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores.



Clínica (clinique)


"A Clínica responde, assim, não a uma descoberta do valor da observação e ao fortalecimento da objetividade, mas a uma reestruturação das formas do ver e do falar."


Edgar Castro, Vocabulário de Foucault - Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores.

"O aspecto que eu mais destaco [na Clínica] é a formacao de um grupo com um curador que ajudou a desenvolver uma identidade para cada um."

"O aspecto que eu mais destaco [na Clínica] é a formacao de um grupo com um curador que ajudou a desenvolver uma identidade para cada um."

Beatriz Mazer | Artista Visual

Beatriz Mazer | Artista Visual

"A Clínica para Artistas deu direcionamento para a minha carreira e me ajudou a ter um conhecimento melhor sobre o meu trabalho."

"A Clínica para Artistas deu direcionamento para a minha carreira e me ajudou a ter um conhecimento melhor sobre o meu trabalho."

Pablo Lozano | Artista Visual

Pablo Lozano | Artista Visual


LISTA DE INTERESSE | 2025

PROGRAMA CLÍNICA PARA ARTISTA

LISTA DE INTERESSE | 2025

PROGRAMA CLÍNICA PARA ARTISTA

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação sobre o seu interesse. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento. Prometemos não enviar spam :)